Em um mercado repleto de opções de transportadoras, escolher a empresa certa para realizar o trabalho de entrega que você precisa, pode não ser uma tarefa muito fácil. Além do mais, a publicidade feita na internet com anúncios nem sempre verídicos

 

Em um mercado repleto de opções de transportadoras, escolher a empresa certa para realizar o trabalho de entrega que você precisa, pode não ser uma tarefa muito fácil. Além do mais, a publicidade feita na internet com anúncios nem sempre verídicos por parte de algumas empresas, também dificulta esta tarefa.

Partindo destes pontos, quais são os aspectos que devem ser levados em consideração no momento de escolher uma transportadora? Se você é empresário, sabe que a contratação de uma transportadora comprometida com sua solicitação, é essencial para que o trabalho seja feito de forma eficiente e dentro do combinado, certo?

A contratação de uma transportadora confiável também pode facilitar e reduzir os custos de sua empresa, independente do segmento de atuação, pois ao terceirizar esta tarefa, você, enquanto empresário ou gestor da companhia, terá tempo para focar nos objetivos mais importantes da empresa.

Diante disso, a contratação de uma transportadora requer certo cuidado e uma análise criteriosa que pode evitar problemas futuros, por isso, antes de contratar efetivamente uma transportadora ou operador logístico, é preciso que você analise aspectos como custo-benefício, qualidade da frota, tecnologias disponíveis, além, é claro, dos valores praticados. A reputação da empresa também é algo fundamental.

A seguir, separamos algumas dicas que vão ajudar você a selecionar, de forma mais objetiva e simples, uma transportadora:

A empresa possui boa reputação? Este é, sem dúvida, o primeiro passo, mas para responder esta pergunta, é preciso pesquisar. A reputação de uma empresa é construída a partir de sua história e trajetória profissional. Hoje a internet também permite esta pesquisa de forma rápida, por isso, vale a pena pesquisar, saber quais são os valores que orientam os gestores da empresa, saber se há comentários negativos sobre a empresa e por aí afora. Buscar referências com seus contatos profissionais também é indicado. O site ReclameAqui também costuma reunir informações sobre empresas dos mais diversos segmentos. Lembrando que nem sempre os comentários procedem e podem ser feitos com a intenção de manchar a reputação de uma empresa, mas nesse caso, basta ver se o retorno oferecido pelos gestores é satisfatório;

Foco e posicionamento: Qualquer empresa pode ter posicionamentos e segmentações distintas. Isso significa que, na prática, pode abranger um público muito diversificado em relação à faixa-etária, interesses, locais etc. Posicionamento tem a ver com a maneira que empresa deseja ser lembrada pelo mercado como um todo (clientes, parceiros, fornecedores etc.).  E para que isto ocorra, as ações da empresa precisam refletir os valores que apregoa. No caso de uma transportadora, seu posicionamento pode ser, por exemplo, transportar cargas somente na região sudeste ou norte; realizar entregas rápidas, oferecer tecnologia de última geração etc. O que importa é que a empresa cumpra o que se propõe a oferecer em matéria de serviços de forma correta e objetiva;

Procure informações sobre fornecedor: Procure conhecer de forma ampla a empresa transportadora também através dos canais oferecidos para contato. Se a transportadora possui canais de atendimento ao cliente que oferecem informações claras e/ou funcionários atentos e dispostos a oferecer soluções (e não a ignorar problemas) já é um bom começo;

Custo-benefício: é claro que comparar o custo-benefício é essencial, por isso, solicite orçamentos para vários fornecedores, mas lembre-se: não faça sua escolha baseado no menor preço cobrado. Lembre-se que uma empresa deve atuar ‘dentro’ das normas e regulamentos que orientam seu segmento, uma empresa que cobra valores muito baixos deve despertar desconfiança, pois atuar em conformidade com as regras do mercado é sinal de idoneidade e respeito aos consumidores;

Frota e recursos: outro quesito importante é a qualidade da frota e a segurança oferecida pela empresa. Se for possível, procure conhecer a empresa presencialmente e faça todas as perguntas que achar cabíveis em relação à sua necessidade e à adequação do serviço oferecido pela empresa ao que você precisa enquanto contratante deste serviço;

Tecnologia: verificar se a empresa contratada possui recursos tecnológicos que agilizam a interação entre as equipes, permitem a gestão de remessas e rotas, organizam os itinerários de maneira eficiente, permitem o monitoramento constante das entregas etc. também é importante;

Confiança: por último, mas não menos importante, está a confiança. Esta, na verdade, é a ‘chave’ para fechar qualquer tipo de negócio desde sempre. Afinal, a parceria entre a empresa e o fornecedor de transporte é fundamental para que a operação ocorra com a máxima qualidade e segurança, contudo, sem informações claras e transparentes de ambos os lados, não há como existir confiança, certo? Por isso, da mesma forma que você necessita de transparência das informações do fornecedor, ofereça informações precisas sobre a carga que deseja transportar.

Aqui na DeFato trabalhamos com um ‘time’ de profissionais qualificados e que procuram sempre oferecer o melhor em suas tarefas diárias.

Para saber mais sobre nosso trabalho, não hesite em nos contatar através do e-mail comercial@defatotransportes.com.br ou do whats app (11) 9 7109-4848.